segunda-feira, 23 de novembro de 2009
De muito mau gosto a propaganda do... Novo Fox - Velhinhos - Volkswagen.
“Aos poucos cada uma de nós, mulheres, adquirimos consciência do grande valor inerente ao feminino dotado em nós desde quando passamos a fazer parte deste universo.
Quando começamos a efetivar esta forma de descoberta e nos pegamos questionando o mundo a nossa volta, nosso “valor” e papel na sociedade, é que começamos nossa jornada rumo ao “Sagrado Feminino” .”
Minha formação é publicitária, atuei no mercado como profissional e dona de agencia durante 12 anos da minha vida, conheço da recepção até a produção e mídia, todos os departamentos dentro de uma agência de propaganda e pra mim nada é desconhecido, como também o “CLIENTE”. Para um comercial ir ao ar, primeiro tem que se ter um contato com o cliente interessado em fazer propaganda, chamado esta visita e conversa de Briefing.
O briefing, são informações numa reunião, passadas pelo cliente ao contato publicitário, o profissional que toma conta da conta. O briefing tem como objetivo transmitir ao departamento de criação todas as informações necessárias para o desenvolvimento de uma campanha, como: objetivo, publico a atingir, o produto, as vantagens etc.
Com o briefing bem feio, as informações certas e reais, chegam ao diretor de criação que começa a pensar junto com o diretor de arte, logo surge uma frase, que chamamos de gancho, o gancho da campanha, tudo se inicia a partir deste gancho, e a campanha publicitária se desenvolve com todas as peças necessárias para se atingir o grande objetivo que é vender e ter lucros ou simplesmente institucional para se ficar bem com a sociedade. Mas esta campanha antes de chegar ao conhecimento do diretor de marketing da empresa ou o próprio dono, é analisada dentro da agencia pelos profissionais competentes, orçada e com a programação de mídia já definida, logo tudo acentuado se apresenta ao CLIENTE com todos os argumentos para convencê-lo a aprovar, principalmente a verba conveniente para agência.
Nós publicitários, digo isso, porque publicitário nunca deixa de ser, está no nosso sangue, corre nas nossas veias o sentido de criar, de imaginar, de dá vida aos sonhos, temos uma força muito grande de argumento, lidamos com o imaginário, com a beleza, criamos sonhos, fazemos as pessoas se sentirem numa realidade desejada, logo temos uma responsabilidade muito grande com a sociedade.
Nossa função não é desfazer do bonito que já existe, e sim criar a beleza nas coisas não vistas, buscando o lado bom e confortável para as pessoas, para os consumidores, sendo reais e verdadeiros.
Fiquei indignada com a propaganda que está neste instante veiculando no mercado nacional, o lançamento do novo FOX “Velhinhos”. Onde aparece um casal de 50 anos de convivência e o senhor diz: temos cinqüenta anos de casados, e eu nunca lhe trair, e você? A senhora numa atitude dúbia leva o marido a sala e mostra como presente um FOX, ele admirado com o designer apresentado, se dispersa da conversa, ela, de uma maneira sarcástica, pergunta para ele : O que você queria mesmo saber?... O Senhor esquece a pergunta encantado com o carro...
Achei muito de mau gosto todos os comerciais usando este mesmo gancho, principalmente este texto, pois coloca claramente a mulher, especialmente uma senhora, a companheira de cinqüenta anos, a amiga de toda a vida, como uma mulher sem caráter, que esconde suas ações para um companheiro de tantos anos, não lhe respondendo e sim o manipulando com seus desejos materiais.
Vocês, que criaram este comercial, vocês, que aprovaram esta campanha, devem ter tido muitos desenganos nesta vida, com certeza os pais de vocês não estão mais juntos, ou morreram ou estão separados sendo inimigos, por que vocês, não acreditam num amor verdadeiro e fiel que possa durar tanto tempo.
Vocês hoje e sempre vão viver sem saber o que é a lealdade e a felicidade, por que vocês, não têm a capacidade de amar e serem amados por muitos anos.
Nunca saberão o que é a essência da vida!
O que pra vocês são importantes, é ganhar prêmios, com uma bonita campanha mesmo sem critérios e respeitos, o que vale é o lucro, sem se importar com a dignidade de uma sociedade!
Se encontrem, se achem... Criadores... Aprovadores!!!
Eu vou continuar indignada. Tenho certeza que muitos brasileiros estão neste instante, também indignados, talvez eles não sejam seus consumidores, mas são formadores de opiniões!
Não, não esqueçam disso! O povo brasileiro cada dia aprende mais!
Eu acredito no AMOR e na LEALDADE entre as pessoas! Muitos, mas muitos acreditam!
Não estou aqui para que me suportem... quero só respeito!!!
E todo o povo brasileiro quer ser respeitado!
0 comentários:
Postar um comentário